terça-feira, 13 de março de 2012

REFLEXÃO – MÓDULO -  XIII

No módulo treze, tivemos muitos relatos importantes: a fala da Eunice, pegar as últimas contas de água, luz e em casa conseguimos reduzi-las, em seguida a tutora Érika nos apresentou o Supervisor da SANESUL, senhor Roniflávio Aparecido de Souza Lima, que ministrou a palestra sobre água e como cuida-la, após o lanche, visitamos todos os poços que abastecem a cidade de Eldorado, e visitamos o (ETE) Estação de Tratamento de Esgoto e o RALF, uma caixa grande, coleta de resíduos. As dez e trinta horas, retornamos ao colégio, onde continuamos a aula.
            Depois do almoço onde vimos a estrutura e o funcionamento da rede de esgoto sanitário, o lixo racional da água, manutenção e conservação das instalações e dos equipamentos hidrosanitários, depois n´s despedimos às dezessete horas  nos desejando um feliz na6al e um próspero ano novo a todos.
Estudante: Luiz Alves Macedo.
            “O mais importante na vida é sonhar, acordar e saber que a vida continua”.



Reflexão Final  Módulo XIII.

TÉCNICAS DE REDAÇÃO E ARQUIVO

                        Este módulo XIII, para nós funcionários da educação deixa um  aprendizado muito grande, como sabemos, a escola é um órgão público que lida com pessoas e sua responsabilidade é muito grande. Nós que exercemos papel social de educadores, funcionários administrativos, coordenadores, professores, direção escolar, trabalhamos para formar pessoas, crianças, adolescentes jovens e adultos. A escola, depois da família, é o contexto social em que a pessoa tem a oportunidade de moldar sua personalidade. É na escola que podemos desenvolver sentimento de confiança, de participação, de cooperação, para que possamos exercer trabalho a frente das atividades burocráticas da escola, em outro contexto, também desempenho atividades ao mesmo tempo, participo da vida escolar dos alunos, interagindo com docentes, direção e outros servidores.
            Afinal, é nessa integração que se dá, de fato, o contexto de educação. Nesta aula, também me surpreendeu pela participação de um supervisor de unidade Sanesul, senhor Roni Flávio Aparecido de Souza Lima, que foi muito feliz em suas colocações, na palestra proferida para todos nós estudantes do profuncionário.
            Iniciou, explicando em referência ao reservatório elevado, ou seja,elevado que abastece a cidade nas partes altas, sendo que nas partes mais baixas o desdobramento é normal. Falou também que a cidade de Eldorado possui cinco poços que abastece o centro, bairros e periferias. Após sua fala, o ônibus já estava a espera dos estudantes para realizar visitas nos pontos estratégicos da Sanesul. Falou também do lençol freático, aquífero Guarany, dizendo que o mesmo em nossa região está a seiscentos metros de profundidade, mas a  água que utilizamos pertence ao aquífero Caiuá.
            Explicou sobre o ponto inicial da rede de esgoto e de seu tratamento, onde  visitamos o reservatório que é proporcional ao tamanho da cidade que é projetado. Em se tratando do módulo XIII, enumeramos vários temas que faz parte principalmente do meu dia a dia, que são: interação que faz parte da comunicação com o outro; regras da escrita, de como elaborar textos, requerimento, ofício, convite, memorando, ata etc...
            Arquivos, que são classificados como: ativo, inativo e morto. Onde arquivar as documentos e como organizá-los. Atitudes no trabalho e ética profissional, atitudes de um secretário escolar, qual o seu papel e suas especificações que devem ser observadas.
            Enfim, foi de uma grandeza significante este módulo.

Estudante: Andrade Gonçalves Ribeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário