quinta-feira, 8 de março de 2012

REFLEXÃO MÓDULO – V



            Neste módulo adorei a aula, gostei muito da dinâmica que foi feita na sala de aula que falava sobre uma manhã preguiçosa de sábado , onde cada cursista recebeu uma frase e completamos como se fosse uma história, outros até como um poema, depois de ter assistido alguns vídeos sobre a educação, tive a certeza que cada vez mais temos que lutar pelas nossas transformações, pois somos a sociedade, tendo início, meio e fim.
                        Adorei também a mensagem do Padre Fábio de Melo “humano demais”, que mostra como devemos ser humanos com nossos amigos e que a fé é a nossa verdade, por isso temos que fazer valer a pena em viver. Gostei também das apresentações dos grupos, nas leituras e os comentários de cada um sobre as relações sociais no mundo de produção capitalista.

Estudante: Rosalina Ocanã de Almeida Nascimento.


REFLEXÃO FINAL DO MÓDULO V.

            Este módulo 5 inicia falando de sociologia e burguesia, no século XIX, que comenta sobre religião, fala também da inteligência do homem.
            A burguesia como classe dominante, o poder do clero e a nobreza. A Revolução Industrial fala da matéria prima extraída da natureza que eram transformadas pelas máquinas.
            Revolução Francesa que durante o período imperial o Brasil tinha como principal atividade econômica a agricultura que era voltada para a exportação.
            O funcionalismo, segundo Émile Durkheim, considerando um dos pais da sociologia moderna.
            Materialismo Dialético que foi concebido por Karl Marx e Friedrich Engels, Eles afirmam que nada está pronto, completo e que tudo se transforma constantemente.
            John Dewey e a escola nova, professor de filosofia que dedicou sua vida para a fundação de uma nova escola, voltada a constituição de uma sociedade verdadeiramente democrática. Louis Althussen, um professor Universitário Militante do Partido Comunista, se tornando um dos principais estudiosos do Marxismo.
            Reestruturação Capitalista, Reforma do Estado, segundo Marx, fala da diferença do homem dos outros animais e o trabalho, diferenciando um do outro.
            Finalizando, este módulo nota-se que há perguntas e respostas diferentes que diz referente as relações sociais e do trabalho. Muito interessante!

            “A nossa maior glória, não está no fato de nunca cair, mas em se levantar toda vez que caímos”.
                                                                                                                          (Confúcio)

Estudante: Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário