quinta-feira, 8 de março de 2012

REFLEXÃO FINAL DO MODULO  VI

      Neste módulo vimos as diferentes concepções capitalistas, destacando especificamente a gestão educacional, seus desdobramentos, limites de organização e gestão. A unidade um busca refletir sobre administração ou gestão da escola. Na unidade dois, busca analisar a gestão da educação e da escola por  meio de compreensão da estrutura escolar no Brasil e dos contornos legais de seu funcionamento que revelam conceitos, concepções e significados. Fizemos também um mural sobre ética o qual ficou muito bem feito. A unidade três analisa a gestão democrática da escola pública. Apesar das lutas em prol da democratização da educação publica e de qualidade fazerem parte das reivindicações de diversos segmentos da sociedade, há algumas décadas elas se intensificam na década de 1980, resultando na aprovação do princípio de gestão democrática do ensino público, consignado no artigo 206 da Constituição Federal de 1988. Na unidade quatro, vimos sobre a democratização da gestão da escola: mecanismos de participação e autonomia da unidade escolar. A unidade cinco diz sobre a gestão democrática e os trabalhadores em educação. Depois fizemos um cartaz sobre gestão democrática, com recortes de letras e bonequinhos com nomes de cada funcionário e função na escola

Estudante: Marcolina Nogueira Pinho da Rocha



REFLEXÃO FINAL DO MÓDULO VI.
Nosso encontro e iniciado com a oração do Pai Nosso que foi oferecido às pessoas que não estavam presentes. Depois foi apresentado um vídeo com a mensagem ser feliz, em seguida, houve uma apresentação de grupos sobre puberdade e adolescência do módulo quatro, que por motivos de razão maior, não poderiam ser apresentados antes. Depois dessa apresentação deu-se inicio ao estudo do módulo, com apresentação de vídeos, e debates sobre gestão escolar com vários professores, foi passado também um vídeo sobre gaiolas e asas e pássaros engaiolados sempre tem um dono. Em nosso segundo encontro desse módulo, iniciamos com a oração do pai nosso que foi oferecido pelo cursista Narciso, para que todos nos sejamos abençoados em nosso curso e em seguida foi nos passando a mensagem “eu vou seguir”,  sendo uma mensagem muito bonita, e também uma piada para descontrair.
Foi dado inicio ao estudo do modulo com um vídeo: “A função do gestor”  e outro sobre as escolas com vários comentários de professores e diretores falando sobre o papel do gestor na escola. A dinâmica do dia foi na quadra de esporte com o tema A Barca,  onde foi formado grupos de cinco pessoas com um pedaço de papel onde foi disputado uma linha de chegada para aqueles que conseguiu desvendar o mistério de como chegar ao fim sem rasgar o papel. Depois da dinâmica. Foi dado o inicio a montagem do painel sobre Gestão Democrática e a finalização do encontro.
 Estudante:  Sirlene Martins da Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário