quinta-feira, 8 de março de 2012

REFLEXÃO MÓDULO – IX


            No dia onze de junho de dois mil e onze, iniciou mais uma aula do Curso do Profuncionário, onde na sala de aula foi feito a oração, depois assistido um vídeo de ótimas mensagens, em seguida teve a dinâmica da ordem onde todos desenharam animais de vários tamanhos e de diferentes qualidades e características e a comparação de todos, respeitando cada direito.
            Em seguida, tivemos uma palestra ministrada pelo senhor Carlos Ferraciolli sobre a constituição onde vários assuntos foram discutidos e muito bem esclarecidos, pois tinha alguns que eu não tinha conhecimento, onde ficou bem claro que todos tem direitos e deveres. Houve vários comentários, ele nos tirou algumas dúvidas e ele nos esclareceu muito bem, explicando passo a passo  pois a ordem é: manda quem pode e obedece quem tem juízo, depois disso assistimos um vídeo e registramos com algumas fotos.
            No final da palestra, ele nos deixou uma mensagem “ Sorte é a que acontece quando a preparação encontra a oportunidade”. Em seguida teve a continuação da aula com a tutora Érika e as explicações das unidades do módulo 9 que falava dos conceitos fundamentais do direito. O mundo do trabalho, a Constituição Federal e a conquista da cidadania, os direitos dos trabalhadores brasileiros, elementos de direitos administrativos. Os funcionários da educação como sujeitos de sua própria história e também as explicações dos pratiques foi maravilhoso, aprendi muito, fiquei satisfeita e muito feliz.  

Estudante: Rosalina Ocanã de Almeida Nascimento.


REFLEXÃO FINAL DO MODULO IX
Neste módulo estudamos alguns conteúdos essenciais para a compreensão da ciência do direito, importante para nossa formação profissional. Como ser social, o homem interfere na sociedade, na vida de outros homens semelhantes. Muitas vezes, essas relações entre os homens acabam gerando conflitos, os quais levaram à criação de regras para disciplinar o convívio entre os indivíduos. O direito é o conjunto de regras de caráter obrigatório que disciplinam a convivência social humana. Refletimos sobre o mundo do trabalho contemporâneo e sua relação com a vida na escola.
Tivemos uma palestra sobre Direito com o senhor Carlos Ferraciolli onde ele falou da Constituição Federal, instrumento de garantia dos direitos fundamentais do trabalhador e da consolidação da cidadania. Vimos também os elementos de Direito Administrativo que é o conjunto de regras que regulam harmonicamente as atividades de Administração pública tratando do funcionamento e da organização dos serviços públicos necessários a promoção do bem comum. A partir da promulgação da Constituição de 1988, que permitiu a sindicalização de todos os funcionários públicos, ocorreu o crescimento, e a consolidação da instância de luta de todos os servidores públicos, e não foi diferente em relação aos trabalhadores em  educação. Antes disso, somente o Distrito Federal havia organizado uma associação de auxiliares de educação, registrada em 31 de julho de 1981. Hoje, integrados a diretoria da Confederação Nacional dos trabalhadores em educação, herdaria da Confederação dos trabalhadores do Brasil. Os funcionários da educação vêm conquistando espaços e reconhecimento como sujeitos essenciais na construção de uma educação socialmente transformados.

Estudante: Marcolina Nogueira Pinho da Rocha.


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