quinta-feira, 8 de março de 2012

REFLEXÃO FINAL DO MÓDULO XI


O presente módulo tratou de diversas questões relativas á gestão democrática que se desenvolve nos sistemas de ensino e na escola.
No inicio, o módulo demonstrou que a educação é um direito dos cidadãos brasileiros e, como tal, implica em responsabilidade do estado e da família. Além disso, vimos que a função da escola e dos sistemas de ensino é prioritariamente, político pedagógico, pois interfere na realidade, de forma internacional e organizada.
No contexto educacional, vimos que existem três níveis de poder político: união, estados, distrito federal e os municípios. E que estes níveis se articulam por meio do regime de colaboração, visando à oferta da educação básica. Nesse contexto, aprendemos que a educação brasileira compreende dois níveis: educação básica e educação e educação superior sendo que a primeira se organiza em três etapas articuladas: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
Verificamos também que o quadro da educação básica apresenta índices muitos negativos que reclamam por diversas políticas públicas entre eles: políticas de financiamento, política de universalização da educação básica, com qualidade social, políticas de valorização da educação básica com qualidade social, políticas de valorização e formação dos profissionais da educação e políticas de gestão democrática como a forma mais adequada de gestão da educação em qualquer de seus níveis.Mostrou, também que a democratização da educação se fez com a possibilidade de acesso irrestrito á escola, como a garantia da permanência dos estudantes no processo educativo, com a oferta de uma educação de qualidade socialmente referenciada e com a disponibilidade de espaço para o exercício democrático.
Vimos que a gestão democrática é fruto da postura democrática dos diversos seguimentos que fazem educação e que para sua efetivação vários elementos precisam estar presentes: participação, autonomia, pluralidade e transparência.
Compreendemos que existem diversos instrumentos e estratégias de gestão, sendo o conselho escolar um dos espaços mais promissores para o exercício democrático. Assim o conselho escolar, com representação dos professores, funcionários, estudantes, pais e comunidade externa, passa a participar ativamente da essência do processo educativo e a se preocupar com a aprendizagem desenvolvida na escola.
Fim do prazo da vigência do FUNDEB, novo fundo de financiamento para a educação recentemente aprovado no nacional. O FUNDEB, dentre outras coisas, amplia sua atuação para a educação básica e aumenta a participação união  no referido fundo.
No final do módulo demonstrou que a educação é uma pratica social, dado que se realiza na relação social e nos mostrou que uma forma de organização e de planejamentos dos sistemas educacionais se concretiza nos planos educacionais do estado e dos municípios e que no âmbito da escola, e o Projeto Político Pedagógico (PPP) que viabiliza e concretiza as ações educacionais.
Compreendemos a importância da escola na construção do conhecimento como instrumento para o cidadão participar da sociedade em que vive, destacando que o processo de ensino-aprendizagem é uma seta de mão dupla, onde ambos professores e estudantes, aprendem e ensinam

Estudante: Marcolina Nogueira Pinho da Rocha



REFLEXÃO DO MODULO XI
No modulo décimo primeiro, meio ambiente  sociedade e educação, tivemos muitos relatos importante inclusive a palestra com o senhor Donizete de Oliveira onde explicou toda a matéria com perfeição somando as dividas de todos, explicou que medicamento só retém a doença e não cura e tivemos também  vídeos sobre a janela suja e a sugeria debaixo do tapete, depois ele falou muito sobre ano luz que é de nove, cinco trilhões de quilômetros por segundo, e da força de Newton, Massa ou peso, a energia que é a capacidade de realizar um trabalho, também falou dos estados físicos, mudanças de estado, ponto de fusão e ponto de ebulição, sólido, líquido, gasoso, o crescimento populacional  é uma das maiores causas de impacto ambiental no Brasil no mundo, foi falado também sobre a agenda, 21 documento obtido após muitos debates e estabelece metas para melhoria de transporte, saúde, educação, segurança, habitação, trabalho e do saneamento. “Você, sua escola e o meio ambiente”,  falou muito sobre o modo de atuar e o comprimento com o bem estar de cada um da sociedade que são aspectos sócio-ambientais locais e globais, depois começamos fazer uma dinâmica ou PPS recortando papel  para montagem de um mapa com figuras de animais. A professora Érica recebeu um presente em nome dos cursistas da infra-estrutura homenageando o dia dos professores. E para compreendermos a complexidade e a amplitude das questões ambientais, é fundamental uma visão abrangente e contextualizada da realidade ambiental, o que inclui, além do ambiente físico, as suas condições sociais e culturais.
            Estudante: Luiz Alves  Macedo.

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