terça-feira, 13 de março de 2012

REFLEXÃO – MÓDULO -  XIII

No módulo treze, tivemos muitos relatos importantes: a fala da Eunice, pegar as últimas contas de água, luz e em casa conseguimos reduzi-las, em seguida a tutora Érika nos apresentou o Supervisor da SANESUL, senhor Roniflávio Aparecido de Souza Lima, que ministrou a palestra sobre água e como cuida-la, após o lanche, visitamos todos os poços que abastecem a cidade de Eldorado, e visitamos o (ETE) Estação de Tratamento de Esgoto e o RALF, uma caixa grande, coleta de resíduos. As dez e trinta horas, retornamos ao colégio, onde continuamos a aula.
            Depois do almoço onde vimos a estrutura e o funcionamento da rede de esgoto sanitário, o lixo racional da água, manutenção e conservação das instalações e dos equipamentos hidrosanitários, depois n´s despedimos às dezessete horas  nos desejando um feliz na6al e um próspero ano novo a todos.
Estudante: Luiz Alves Macedo.
            “O mais importante na vida é sonhar, acordar e saber que a vida continua”.



Reflexão Final  Módulo XIII.

TÉCNICAS DE REDAÇÃO E ARQUIVO

                        Este módulo XIII, para nós funcionários da educação deixa um  aprendizado muito grande, como sabemos, a escola é um órgão público que lida com pessoas e sua responsabilidade é muito grande. Nós que exercemos papel social de educadores, funcionários administrativos, coordenadores, professores, direção escolar, trabalhamos para formar pessoas, crianças, adolescentes jovens e adultos. A escola, depois da família, é o contexto social em que a pessoa tem a oportunidade de moldar sua personalidade. É na escola que podemos desenvolver sentimento de confiança, de participação, de cooperação, para que possamos exercer trabalho a frente das atividades burocráticas da escola, em outro contexto, também desempenho atividades ao mesmo tempo, participo da vida escolar dos alunos, interagindo com docentes, direção e outros servidores.
            Afinal, é nessa integração que se dá, de fato, o contexto de educação. Nesta aula, também me surpreendeu pela participação de um supervisor de unidade Sanesul, senhor Roni Flávio Aparecido de Souza Lima, que foi muito feliz em suas colocações, na palestra proferida para todos nós estudantes do profuncionário.
            Iniciou, explicando em referência ao reservatório elevado, ou seja,elevado que abastece a cidade nas partes altas, sendo que nas partes mais baixas o desdobramento é normal. Falou também que a cidade de Eldorado possui cinco poços que abastece o centro, bairros e periferias. Após sua fala, o ônibus já estava a espera dos estudantes para realizar visitas nos pontos estratégicos da Sanesul. Falou também do lençol freático, aquífero Guarany, dizendo que o mesmo em nossa região está a seiscentos metros de profundidade, mas a  água que utilizamos pertence ao aquífero Caiuá.
            Explicou sobre o ponto inicial da rede de esgoto e de seu tratamento, onde  visitamos o reservatório que é proporcional ao tamanho da cidade que é projetado. Em se tratando do módulo XIII, enumeramos vários temas que faz parte principalmente do meu dia a dia, que são: interação que faz parte da comunicação com o outro; regras da escrita, de como elaborar textos, requerimento, ofício, convite, memorando, ata etc...
            Arquivos, que são classificados como: ativo, inativo e morto. Onde arquivar as documentos e como organizá-los. Atitudes no trabalho e ética profissional, atitudes de um secretário escolar, qual o seu papel e suas especificações que devem ser observadas.
            Enfim, foi de uma grandeza significante este módulo.

Estudante: Andrade Gonçalves Ribeiro.


quinta-feira, 8 de março de 2012

REFLEXÃO MÓDULO – XII


            No dia onze de novembro de dois mil e onze na sala da Escola Municipal Sebastião de Paula, às sete horas da manhã, foi in iniciada mais uma aula do Curso do Profuncionário por motivos de problemas com a caixa d’água da Escola Estadual Eldorado, não foi possível realizar a aula no local, mas iniciamos com a oração em agradecimento feito pela Coordenadora Eunice, com as demais tutoras e todos os alunos onde também tivemos a presença da nutricionista Soraya Knorst, que nos falou sobre higiene e educação da unidade dois, e higiene no trabalho do funcionário, da unidade três, e explicou muito bem como conservar alimentos e as prevenções das bactérias onde foi registrado com várias fotos.
            As nove horas foi o café da manhã, o retorno para a sala às nove horas e vintes minutos para continuar a explicação do medulo 12, com a tutora Érika e com o vídeo de mensagem “O meu Deus nunca falhará”, em seguida outro vídeo de apoio intitulado “A Professorinha”, com o depoimento de Amanda Gurgel, onde falava sobre a fatalidade do salário mínimo do professor e vários debates e comentários com os alunos, ao meio dia e dez minutos, foi o almoço, com retorno às treze horas e a explicação do restante das unidades até a terceira, depois uma mensagem “Aprendendo com a vida”, em seguida a dinâmica stop, onde eu fui a segunda colocada ganhando uma chocolate “prestígio” que afinal estava delicioso.
            Encerrada a dinâmica, assistimos um vídeo sobre  ECA, “Estatuto da Criança e do Adolescente”, às quinze horas  foi feito uma pausa para o lanche retornando às quinze horas  e vinte minutos com os cursistas, todos na mesma sala para a explicação das PPS, e divisão dos grupos para fazer duas PPS, uma com o tema LDB, onde temos que apresentar no dia dez de dezembro de dois mil e onze, com cartazes ou slides e outro era para fazer um mural com o tema ECA, a aula toda foi muito proveitosa, aprendi muito e às dezessete horas foi o encerramento da aula.  

Estudante: Rosalina Ocanã de Almeida Nascimento.


REFLEXÃO FINAL DO MODULO XII
Iniciamos nosso encontro com uma oração com a Coordenadora Eunice,  em seguida foi dado inicio a palestra com a nutricionista Soraya  Knorst, com o tema: higiene, que foi realizada ate as oito horas e trinta minutos, intervalo para o café da manhã.
Em seguida foi iniciada a aula com uma linda mensagem “O meu Deus nunca falhará” e iniciou-se  os estudos das unidades, um - higiene: construção histórica do conceito. Quatro – segurança: construção histórica do conceito. Cinco – seguranças na sociedade e na comunidade. Seis – segurança na escola. Sete – segurança no trabalho. As unidades dois e três foram ministradas pela nutricionista em palestra e a oito foi feito trabalho em grupo para apresentação.
A dinâmica do dia foi muito legal, pois me levou de volta a infância com a brincadeira de stop. Gostei muito. Em seguida teve um pequeno intervalo para um lanche e na volta, foi feita a divisão dos grupos para estudo das PPS e em sala, iniciamos os trabalhos pesquisando alguns artigos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) para apresentação do trabalho, e as dezessete horas foi o termino da aula.
 Estudante: Sirlene Martins da Rocha

REFLEXÃO FINAL DO MÓDULO XI


O presente módulo tratou de diversas questões relativas á gestão democrática que se desenvolve nos sistemas de ensino e na escola.
No inicio, o módulo demonstrou que a educação é um direito dos cidadãos brasileiros e, como tal, implica em responsabilidade do estado e da família. Além disso, vimos que a função da escola e dos sistemas de ensino é prioritariamente, político pedagógico, pois interfere na realidade, de forma internacional e organizada.
No contexto educacional, vimos que existem três níveis de poder político: união, estados, distrito federal e os municípios. E que estes níveis se articulam por meio do regime de colaboração, visando à oferta da educação básica. Nesse contexto, aprendemos que a educação brasileira compreende dois níveis: educação básica e educação e educação superior sendo que a primeira se organiza em três etapas articuladas: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
Verificamos também que o quadro da educação básica apresenta índices muitos negativos que reclamam por diversas políticas públicas entre eles: políticas de financiamento, política de universalização da educação básica, com qualidade social, políticas de valorização da educação básica com qualidade social, políticas de valorização e formação dos profissionais da educação e políticas de gestão democrática como a forma mais adequada de gestão da educação em qualquer de seus níveis.Mostrou, também que a democratização da educação se fez com a possibilidade de acesso irrestrito á escola, como a garantia da permanência dos estudantes no processo educativo, com a oferta de uma educação de qualidade socialmente referenciada e com a disponibilidade de espaço para o exercício democrático.
Vimos que a gestão democrática é fruto da postura democrática dos diversos seguimentos que fazem educação e que para sua efetivação vários elementos precisam estar presentes: participação, autonomia, pluralidade e transparência.
Compreendemos que existem diversos instrumentos e estratégias de gestão, sendo o conselho escolar um dos espaços mais promissores para o exercício democrático. Assim o conselho escolar, com representação dos professores, funcionários, estudantes, pais e comunidade externa, passa a participar ativamente da essência do processo educativo e a se preocupar com a aprendizagem desenvolvida na escola.
Fim do prazo da vigência do FUNDEB, novo fundo de financiamento para a educação recentemente aprovado no nacional. O FUNDEB, dentre outras coisas, amplia sua atuação para a educação básica e aumenta a participação união  no referido fundo.
No final do módulo demonstrou que a educação é uma pratica social, dado que se realiza na relação social e nos mostrou que uma forma de organização e de planejamentos dos sistemas educacionais se concretiza nos planos educacionais do estado e dos municípios e que no âmbito da escola, e o Projeto Político Pedagógico (PPP) que viabiliza e concretiza as ações educacionais.
Compreendemos a importância da escola na construção do conhecimento como instrumento para o cidadão participar da sociedade em que vive, destacando que o processo de ensino-aprendizagem é uma seta de mão dupla, onde ambos professores e estudantes, aprendem e ensinam

Estudante: Marcolina Nogueira Pinho da Rocha



REFLEXÃO DO MODULO XI
No modulo décimo primeiro, meio ambiente  sociedade e educação, tivemos muitos relatos importante inclusive a palestra com o senhor Donizete de Oliveira onde explicou toda a matéria com perfeição somando as dividas de todos, explicou que medicamento só retém a doença e não cura e tivemos também  vídeos sobre a janela suja e a sugeria debaixo do tapete, depois ele falou muito sobre ano luz que é de nove, cinco trilhões de quilômetros por segundo, e da força de Newton, Massa ou peso, a energia que é a capacidade de realizar um trabalho, também falou dos estados físicos, mudanças de estado, ponto de fusão e ponto de ebulição, sólido, líquido, gasoso, o crescimento populacional  é uma das maiores causas de impacto ambiental no Brasil no mundo, foi falado também sobre a agenda, 21 documento obtido após muitos debates e estabelece metas para melhoria de transporte, saúde, educação, segurança, habitação, trabalho e do saneamento. “Você, sua escola e o meio ambiente”,  falou muito sobre o modo de atuar e o comprimento com o bem estar de cada um da sociedade que são aspectos sócio-ambientais locais e globais, depois começamos fazer uma dinâmica ou PPS recortando papel  para montagem de um mapa com figuras de animais. A professora Érica recebeu um presente em nome dos cursistas da infra-estrutura homenageando o dia dos professores. E para compreendermos a complexidade e a amplitude das questões ambientais, é fundamental uma visão abrangente e contextualizada da realidade ambiental, o que inclui, além do ambiente físico, as suas condições sociais e culturais.
            Estudante: Luiz Alves  Macedo.

Reflexão Final – Módulo X.

 Neste módulo, tem como importância o conteúdo,  pois o objetivo do mesmo é transmitir conhecimentos referente a gestão escolar. O ponto de partida é a reflexão sobre o sentido que a educação assume para uma visão da sociedade e do homem, idéias de que tais concepções decorrem de certas visões de homem, mundo e sociedade.
Portanto, devemos compreendê-las considerando o momento histórico em que cada uma delas é elaborada, difundida e transformada dentro das organizações sociais.
Fala também como surgiram as organizações no mundo moderno. É importante compreender como as organizações apareceram e em função das necessidades do humanas.
Teorias administrativas; abordam as principais teorias que fazem parte das abordagens prescritas e normativas, administração científica, teoria clássica das organizações e escala das relações humanas. Lembramos também que cada comunidade possui idéias diferentes, e que diversas maneiras de pensar e agir co-existam no interior da sociedade, no mundo contemporâneo. A escola tem projeto objetivo com referência a formação de cidadania e democracia voltada à inclusão social.
A concepção é ,criar uma escola democrática, voltadas aos interesses sociais e formar cidadãos com experiências e preparados para ingressar no mercado de trabalho.

Estudante: Andrade

REFLEXÃO FINAL DO MODULO X
Iniciamos a nossa aula com a oração do Pai Nosso e um vídeo com uma bela mensagem em seguida ouve comentários da Eunice sobre o vídeo e falou também sobre a personalidade que cada um tem, como o tipo sanguíneo, colérico, melancólico e fleumático ao qual eu me identifiquei com o melancólico. As palestras com a  Eunice são bem animadas, pois ela fala bastante e eu gosto muito dela e de seu jeito de ser.
Ela entregou um formulário para preenchermos conforme o que achamos do curso,  em seguida, mais um vídeo reflexivo e maravilhoso e o intervalo para o café e depois dele os grupos foram separados, a secretaria ficou com a tutora Lílian, a alimentação com a tutora Dulce e a infra-estrutura com a tutora Érika, que deu inicio do estudo do modulo X, teorias do espaço educativo onde falamos do espaço na unidade um, a unidade dois é referente ao edifício escolar e seus projetos de edificação, a unidade três fala sobre a escola, manutenção e suas instalações físicas, a unidade quatro é referente a escola e unidades  ambientais, fizemos também uma dinâmica muito legal com o tema guia do cego que eu achei muito interessante, pois mostrou a realidade na vida dos deficientes visuais, foi entregue os pratiques pela tutora Érika e feita a matricula com a Coordenadora Eunice e a entrega dos memoriais.
 Estudante:  Sirlene Martins da Rocha

REFLEXÃO MÓDULO – IX


            No dia onze de junho de dois mil e onze, iniciou mais uma aula do Curso do Profuncionário, onde na sala de aula foi feito a oração, depois assistido um vídeo de ótimas mensagens, em seguida teve a dinâmica da ordem onde todos desenharam animais de vários tamanhos e de diferentes qualidades e características e a comparação de todos, respeitando cada direito.
            Em seguida, tivemos uma palestra ministrada pelo senhor Carlos Ferraciolli sobre a constituição onde vários assuntos foram discutidos e muito bem esclarecidos, pois tinha alguns que eu não tinha conhecimento, onde ficou bem claro que todos tem direitos e deveres. Houve vários comentários, ele nos tirou algumas dúvidas e ele nos esclareceu muito bem, explicando passo a passo  pois a ordem é: manda quem pode e obedece quem tem juízo, depois disso assistimos um vídeo e registramos com algumas fotos.
            No final da palestra, ele nos deixou uma mensagem “ Sorte é a que acontece quando a preparação encontra a oportunidade”. Em seguida teve a continuação da aula com a tutora Érika e as explicações das unidades do módulo 9 que falava dos conceitos fundamentais do direito. O mundo do trabalho, a Constituição Federal e a conquista da cidadania, os direitos dos trabalhadores brasileiros, elementos de direitos administrativos. Os funcionários da educação como sujeitos de sua própria história e também as explicações dos pratiques foi maravilhoso, aprendi muito, fiquei satisfeita e muito feliz.  

Estudante: Rosalina Ocanã de Almeida Nascimento.


REFLEXÃO FINAL DO MODULO IX
Neste módulo estudamos alguns conteúdos essenciais para a compreensão da ciência do direito, importante para nossa formação profissional. Como ser social, o homem interfere na sociedade, na vida de outros homens semelhantes. Muitas vezes, essas relações entre os homens acabam gerando conflitos, os quais levaram à criação de regras para disciplinar o convívio entre os indivíduos. O direito é o conjunto de regras de caráter obrigatório que disciplinam a convivência social humana. Refletimos sobre o mundo do trabalho contemporâneo e sua relação com a vida na escola.
Tivemos uma palestra sobre Direito com o senhor Carlos Ferraciolli onde ele falou da Constituição Federal, instrumento de garantia dos direitos fundamentais do trabalhador e da consolidação da cidadania. Vimos também os elementos de Direito Administrativo que é o conjunto de regras que regulam harmonicamente as atividades de Administração pública tratando do funcionamento e da organização dos serviços públicos necessários a promoção do bem comum. A partir da promulgação da Constituição de 1988, que permitiu a sindicalização de todos os funcionários públicos, ocorreu o crescimento, e a consolidação da instância de luta de todos os servidores públicos, e não foi diferente em relação aos trabalhadores em  educação. Antes disso, somente o Distrito Federal havia organizado uma associação de auxiliares de educação, registrada em 31 de julho de 1981. Hoje, integrados a diretoria da Confederação Nacional dos trabalhadores em educação, herdaria da Confederação dos trabalhadores do Brasil. Os funcionários da educação vêm conquistando espaços e reconhecimento como sujeitos essenciais na construção de uma educação socialmente transformados.

Estudante: Marcolina Nogueira Pinho da Rocha.


REFLEXÃO FINAL DO MÓDULO VIII


                Neste módulo, tivemos a oportunidade de trocar idéias sobre a produção de textos escritos como forma de registro de nossa existência e meio de comunicação eficiente.
            Na unidade I, identificamos algumas qualidades de um bom texto, como: clareza, coerência, precisão, concisão, coesão, objetividade e criatividade.
A Unidade II, estudamos a eficácia como qualidade essencial às comunicações oficiais. Também descobrimos que a carta foi a precursora dos documentos administrativos aprendemos sobre seus sucessores, como o ofício de requerimento e solicitação.
Na unidade II, tratamos da correspondência menos formal, produzindo circulares, memorandos e, ainda navegamos um pouco nos mares da produção.
Unidade IV, trabalharmos as funções, estruturas e características dos relatórios e atas como instrumento de comunicação oficial.
Na unidade V, pudemos nos aventurar por gêneros que não são, necessariamente, da redação oficial mas de suma importância na organização de dados e na agilidade de dados e na agilidade de transmissão de informações.

Estudante: Andrade


REFLEXÃO DO MODULO  VIII
No oitavo modulo a produção textual na educação escolar, tivemos muitos relatos importantes, como a primeira fase sobre o significado memorial que a memória  de todos trabalhos e as qualidades de texto e criatividades  onde os cursistas passa por uma frequênte transformação, e todos os dados onde tivemos que fazer, oficio, requerimentos e responder a carta de Olga de Freitas, correios eletrônicos.vimos também sobre o avanço tecnológico onde hoje o mesmo toma conta da maior parte do planeta  terra; e a escola do meus sonhos texto onde Frei Bento coloca que os alunos dele aprendem de tudo um pouco, e que o principal elemento do texto é o leitor, pois ninguém escreve para as gavetas.
            Estudante: Luiz Alves  Macedo

REFLEXÃO MÓDULO – VII



            No dia 13 de agosto de dois mil e onze às sete horas da manhã, iniciou-se a aula do módulo 7, com a oração e agradecimento por mais um dia de curso que estava se realizando. O primeiro vídeo foi de uma mensagem cujo título  era  “O Carpinteiro” logo em seguida assistimos um outro vídeo sobre informática, de que era o assunto da aula, também foi feita a dinâmica do Bambolê, onde todos de mãos dadas em círculo com o bambolê no pescoço  passando para o colega de cabeça em cabeça, sem soltar as mãos e sem derrubar até o final que foi passado por todos os cursistas  presentes, em seguida o retorno para a sala  e continuação com vídeos de reflexão e as explicações sobre informática e como realizar tarefas pelo computador, depois foi apresentado as teatros com cada grupo contando a história de um garoto pobre.
            No meu grupo os cursistas: Andrade, Sirlene, Marcolina, Luiz e eu; Rosalina, onde contamos a história de um garoto de periferia e registramos com fotos foi uma grande experiência.
            Depois das apresentações, nos retornamos para a sala de aula onde foi realizado o estudo da folha de atividades e dos pratiques onde vimos as unidades seguintes que falava sobre tecnologias e mercado de trabalho, sistema operacional windows XP, editor de texto Word XP, navegador internet explorer, linux, editor de texto Kword, navegador mozilla firefox e, conclusão foi com o encerramento do segundo encontro do módulo realizado na sala de tecnologia com uma conferência com o nosso Diretor Maurício e a nossa professora  e orientadora; Eunice, falando como seria a nossa segunda etapa do curso. Então ela nos diz que seria das sete horas da manhã até às dezessete, houve várias críticas mas não teve retorno, ela também nos elogiou por todos chegarem até aqui com grande esforço apesar da aula presencial estar um pouco difícil para entender com os cortes mas ocorreu tudo bem esse módulo 7.
            Foi maravilhoso, deu para aprender muita coisa de que eu não tinha conhecimento, fiquei muito feliz, só tenho a agradecer a todos.

Estudante: Rosalina Ocanã de Almeida Nascimento.
  


REFLEXÃO DO MODULO  VII
Este modulo de informática básica começou falando com uma grande invenção do período neolítico e a fundição de metais, a invenção da televisão na Alemanha há em 1935, já o telefone e o radio automóvel e motor de avião, e logo depois surgem  a industrialização do café depois a primeira  guerra mundial no período de 1939 a 1945, já no século  XX segundo castells surgem, o núcleo de tecnologia, em seguida  vimos a introdução  ao Windows XP onde fala de toda a montagem  de um computador ,introdução  de texto, digitação  como salvar, o que  é a internet  nos mostra o que é bom, e apesar do lado bom temos que ter muito cuidado, depois vimos também a conversa do Mauricio, e da Eunice ao vivo, apesar do som não estar 100% e depois todos se comunicavam entre si usando o meio da tecnologia avançada que é a “internet”. 
            Estudante: Luiz Alves  Macedo.
REFLEXÃO FINAL DO MODULO  VI

      Neste módulo vimos as diferentes concepções capitalistas, destacando especificamente a gestão educacional, seus desdobramentos, limites de organização e gestão. A unidade um busca refletir sobre administração ou gestão da escola. Na unidade dois, busca analisar a gestão da educação e da escola por  meio de compreensão da estrutura escolar no Brasil e dos contornos legais de seu funcionamento que revelam conceitos, concepções e significados. Fizemos também um mural sobre ética o qual ficou muito bem feito. A unidade três analisa a gestão democrática da escola pública. Apesar das lutas em prol da democratização da educação publica e de qualidade fazerem parte das reivindicações de diversos segmentos da sociedade, há algumas décadas elas se intensificam na década de 1980, resultando na aprovação do princípio de gestão democrática do ensino público, consignado no artigo 206 da Constituição Federal de 1988. Na unidade quatro, vimos sobre a democratização da gestão da escola: mecanismos de participação e autonomia da unidade escolar. A unidade cinco diz sobre a gestão democrática e os trabalhadores em educação. Depois fizemos um cartaz sobre gestão democrática, com recortes de letras e bonequinhos com nomes de cada funcionário e função na escola

Estudante: Marcolina Nogueira Pinho da Rocha



REFLEXÃO FINAL DO MÓDULO VI.
Nosso encontro e iniciado com a oração do Pai Nosso que foi oferecido às pessoas que não estavam presentes. Depois foi apresentado um vídeo com a mensagem ser feliz, em seguida, houve uma apresentação de grupos sobre puberdade e adolescência do módulo quatro, que por motivos de razão maior, não poderiam ser apresentados antes. Depois dessa apresentação deu-se inicio ao estudo do módulo, com apresentação de vídeos, e debates sobre gestão escolar com vários professores, foi passado também um vídeo sobre gaiolas e asas e pássaros engaiolados sempre tem um dono. Em nosso segundo encontro desse módulo, iniciamos com a oração do pai nosso que foi oferecido pelo cursista Narciso, para que todos nos sejamos abençoados em nosso curso e em seguida foi nos passando a mensagem “eu vou seguir”,  sendo uma mensagem muito bonita, e também uma piada para descontrair.
Foi dado inicio ao estudo do modulo com um vídeo: “A função do gestor”  e outro sobre as escolas com vários comentários de professores e diretores falando sobre o papel do gestor na escola. A dinâmica do dia foi na quadra de esporte com o tema A Barca,  onde foi formado grupos de cinco pessoas com um pedaço de papel onde foi disputado uma linha de chegada para aqueles que conseguiu desvendar o mistério de como chegar ao fim sem rasgar o papel. Depois da dinâmica. Foi dado o inicio a montagem do painel sobre Gestão Democrática e a finalização do encontro.
 Estudante:  Sirlene Martins da Rocha

REFLEXÃO MÓDULO – V



            Neste módulo adorei a aula, gostei muito da dinâmica que foi feita na sala de aula que falava sobre uma manhã preguiçosa de sábado , onde cada cursista recebeu uma frase e completamos como se fosse uma história, outros até como um poema, depois de ter assistido alguns vídeos sobre a educação, tive a certeza que cada vez mais temos que lutar pelas nossas transformações, pois somos a sociedade, tendo início, meio e fim.
                        Adorei também a mensagem do Padre Fábio de Melo “humano demais”, que mostra como devemos ser humanos com nossos amigos e que a fé é a nossa verdade, por isso temos que fazer valer a pena em viver. Gostei também das apresentações dos grupos, nas leituras e os comentários de cada um sobre as relações sociais no mundo de produção capitalista.

Estudante: Rosalina Ocanã de Almeida Nascimento.


REFLEXÃO FINAL DO MÓDULO V.

            Este módulo 5 inicia falando de sociologia e burguesia, no século XIX, que comenta sobre religião, fala também da inteligência do homem.
            A burguesia como classe dominante, o poder do clero e a nobreza. A Revolução Industrial fala da matéria prima extraída da natureza que eram transformadas pelas máquinas.
            Revolução Francesa que durante o período imperial o Brasil tinha como principal atividade econômica a agricultura que era voltada para a exportação.
            O funcionalismo, segundo Émile Durkheim, considerando um dos pais da sociologia moderna.
            Materialismo Dialético que foi concebido por Karl Marx e Friedrich Engels, Eles afirmam que nada está pronto, completo e que tudo se transforma constantemente.
            John Dewey e a escola nova, professor de filosofia que dedicou sua vida para a fundação de uma nova escola, voltada a constituição de uma sociedade verdadeiramente democrática. Louis Althussen, um professor Universitário Militante do Partido Comunista, se tornando um dos principais estudiosos do Marxismo.
            Reestruturação Capitalista, Reforma do Estado, segundo Marx, fala da diferença do homem dos outros animais e o trabalho, diferenciando um do outro.
            Finalizando, este módulo nota-se que há perguntas e respostas diferentes que diz referente as relações sociais e do trabalho. Muito interessante!

            “A nossa maior glória, não está no fato de nunca cair, mas em se levantar toda vez que caímos”.
                                                                                                                          (Confúcio)

Estudante: Andrade

REFLEXÃO DO MODULO  IV
Nesse módulo quarto, tivemos muitos relatos importantes da vida escolar, como tratar, os alunos e dos conselhos, tanto nas horas boas quanto nas horas ruins e a parte mais importante que eu achei é quando fala da psicologia do tratamento do desenvolvimento e da aprendizagem, daí em diante, principalmente na pagina oitenta, em um quadro onde os alunos procuram o porteiro para conversar e o mesmo disse que se dava muito bem com as crianças que aquilo era resgatar a escola pública como o lugar de debate e mesmo que o aluno vem de casa com problema isso seria uma forma de demonstrar a criança que ela é importante para a escola.
            Estudante: Luiz Alves  Macedo.



REFLEXÃO FINAL DO MÓDULO IV.

            Estudamos nesse módulo sobre a psicologia com a educação. “acabo nesse momento de ouvir pela televisão o passamento do vice-presidente da República, José Alencar”. E no desenvolvimento da aprendizagem noções de estágios, Temas Transversais e contexto social. São temas abordados que muda um pouco no cotidiano das pessoas. O aprender é muito significante o aprendizado é sensacional. Vibrei, comemorei muito, tomei muita água em minha homenagem, e estou seguindo em frente, pois sou um cara muito motivado além de muito crítico.


Estudante: Andrade
                                         REFLEXÃO FINAL DO MODULO   III
Neste módulo, nós aprendemos o que é dever humano. É uma transformação ou mudança de estado considerado em si. O dever é a nossa característica fundamental e a tudo quanto no mundo nos rodeia. Aprendemos também a cultura e educação, a qual acontece em todos os lugares em que as pessoas estão se relacionando umas com as outras.
A cultura e cidadania, desde o nascimento as pessoas aprendem a viver em uma cultura que as gerações anteriores criaram linguagens, conceitos e elementos, a linguagem e elementos constituiu do homem, pois com ela o homem significa pensamentos, sentimentos, emoções, interesses, vontades e atos. A linguagem e a comunicação é preciso compartilhar, uma linguagem para acontecer a comunicação.
Estudamos sobre trabalho, política, cultura, educação e valores práticos, culturais, as diferentes culturas na escola. Fizemos uma dinâmica da laranja e fizemos um pequeno teatro sobre um momento alegre, outro grupo fez do momento triste e vimos como é bom trabalhar em conjunto.

Estudante: Marcolina Nogueira Pinho da rocha


REFLEXÃO FINAL DO MÓDULO III
Todos nossos encontros são iniciados com a oração do Pai Nosso, foi feita a dinâmica da laranja onde meu grupo foi o vencedor, em seguida foi feito o estudo do módulo com os seguintes temas: Devir humano, Linguagens práticas, culturais e educação, trabalho práticas culturais e educação, valores prática culturais e educação, práticas culturais na escola e cidadania.
Muitas coisas foi passada nesse módulo, mas eu gostei muito da palestra de libras com a professora Juceli e Roseli foi muito interessante. Houve também a apresentação de teatro com os temas histórias tristes e engraçadas e em seguida a explicação do memorial e entrega dos pratiques.
 Estudante:  Sirlene Martins da Rocha
REFLEXÃO FINAL DO MÓDULO II
Habilidade é o que você é capaz de fazer. Motivação determina o que você faz. Atitude determina a qualidade do que você faz.
Achei muito interessante o livro e os ensinamentos que ele possui, onde aprendi vários ensinamentos sobre a educação. Só fiquei um pouco confusa com as atividades achei difícil para fazer, pois lendo o livro eu consegui entender muitas coisas, mas as respostas para as perguntas foram um pouco complicadas.
 Estudante: Sirlene Martins da Rocha


REFLEXÃO MÓDULO – II

            Ao iniciar o segundo módulo, não foi fácil na unidade 1 como já diz o título para que estudar e compreender a educação por meio da história? A oração do início da aula, a dinâmica da laranja que não foi feita, foi trocada pela dinâmica do balão, os vídeos que assistimos, as explicações das atividades, depois de tanto tempo longe de uma sala de aula não foi fácil, mas com o passar das  unidades na qual foram falando das aulas régias, da família real portuguesa, dos manifestos de educação; ao povo e ao governo, falava também de identidade profissional e Projeto Político Pedagógico.
            Aproveitei muito o aprendizado deste módulo, ganhei vários conhecimentos e experiências, espero algo mais, as tarefas dos pratiques estava um pouco difícil mas fiz o possível para completá-las todas na medida da minha capacidade pois a minha persistência é o caminho para o meu êxito, pois estudar é modo que precisamos para ir e vir em todo lugar para termos cultura, para sermos  civilizadas e entendidas e para o nosso trabalho que é o sustento da dignidade à pessoa por isso digo que adorei este módulo.

Estudante: Rosalina Ocanã de Almeida Nascimento.

quarta-feira, 7 de março de 2012

                                           Reflexão do módulo I

           (o que você aprendeu com este módulo)



           Neste módulo reforça o valor de cada um dentro da educação . Eu como apoio na educação sinto o valor que tenha dentro da escola.
           A escola deve construir uma identidade. Os professores e os funcionários devem elaborar sua proposta pedagógica, respondendo aos desafios e ao apelo da realidade. Assim nasce um poder escolar resistente a desmandos políticos , a limitações financeiras e a pressões de forças corporativa. É a educação que valoriza a participação de todos os atores: professores, funcionários, merendeiras, alunos, pais e outros responsáveis . Cada funcionário tem o seu valor dentro da escola  e é importante que todos cumpram com seu papel mostrando aos alunos a sua dedicação e carinho pelo o que realiza dentro da escola;  somos  privilegiado em fazer parte dessa tarefa tão importante a de educar. Com o inicio deste curso eu me vejo de outra maneira, me sinto  mais valorizada vi a importância do funcionário  para a escola nos da força e ânimo para continuarmos a nossa caminhada, fala também das emendas das leis que apóia o funcionários da educação (LDB).
  
Estudante: Marcolina Nogueira Pinho da Rocha


 
REFLEXÃO FINAL DO MODULO I
Com esse modulo eu tive a oportunidade de saber desde a primeira escola do Brasil, localizava-se no rio de janeiro, onde os alunos ficavam quase todo o dia em uma escola, e que o governo teve a idéia de dividir o estudo em turno de quatro horas diárias e suas regras elaboradas de fora para dentro, dando oportunidade, com esse curso profissional á todos que nesse momento está tendo a oportunidade.
Estudante: Luiz Alves  Macedo.